20/05/07

China fecha acordo para extrair gás natural em região do Irã

20/05/2007 - 15h36
China fecha acordo para extrair gás natural em região do Irã

Pequim, 20 mai (EFE).- A China e o Irã fecharam este fim de semana um acordo que permitirá a uma companhia chinesa extrair gás natural da jazida de Pars Norte.

As negociações entre a iraniana Pars Oil and Gas Company (PGOC) e a chinesa CNOOC foram concluídas, e o acordo oficial será assinado no próximo dia 31 de agosto, asseguraram fontes próximas às negociações.

A CNOOC, uma das maiores petrolíferas da China, poderá extrair gás natural da jazida de Pars Norte. A hispano-argentina Repsol-YPF negocia um acordo similar, que lhe permitirá ter acesso à jazida de Pars Sul.

Segundo os acordos preliminares, a CNOOC espera produzir 20 milhões de toneladas anuais de gás natural liquidificado com sua operação em Pars Norte, que tem reservas verificadas de 2,2 trilhões de metros cúbicos de gás natural.

As duas jazidas de Pars se encontram nas águas do Golfo Pérsico, a uma distância de 85 quilômetros uma da outra.

A Repsol YPF e a anglo-holandesa Royal Dutch Shell assinaram no início deste ano um acordo preliminar para operar em Pars Sul, mas a companhia reconheceu que o negócio ainda não é definitivo, e a decisão final não será tomada antes de um ano.

Isso depende do Governo dos EUA, que estuda o acordo para determinar se está ajustado ou não às leis norte-americanas, já que estas contemplam sanções em determinados casos contra firmas que investam no setor energético iraniano.

Nenhum comentário: